segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Como o tempo passa pra uma mãe.

Primeiro você se liga que a menstruação não veio, daí começa a ansiedade... amanhã? amanhã? Cada dia passa e você já começa a contar cada dia... Pronto, já passou 15 dias e nada (assim foi comigo), vamos pro teste... então os minutos que você precisa esperar o xixi fazer efeito duram uma eternidade... uma eternidade? Duas eternidades! Sério, nunca um minuto durou tanto, nem mesmo na escola quando eu não aguentava mais ficar lá. Daí deu o tempo (que você passa lendo e relendo a bula 5 mil vezes no banheiro) e lá está o resultado: positivo! De repente o tempo é mais veloz que nunca e mais lento que nunca e você, bom no caso eu, não sei se fico até a adrenalina baixar ou se saio correndo do banheiro pra comunicar o pai. "Bom, calma, respira, relaxa que você tá na casa da sogra e eles estão discutindo quem vai limpar a bosta do gato, não é momento, engole aí um pouco". Ok, sei lá eu quanto tempo fiquei lá, pode ter sido 10 minutos ou 1, naquele momento, eu sai de órbita, fiquei flutuando sabe-se lá por onde e por quanto tempo.

Passados alguns minutos, somos nós, pai e mãe. Só alegria! (a-ham)

Então que grávidas e grávidos vivem por semanas, tudo são semanas... a semana do médico, a semana do ultrassom, a semana que vira o trimestre, os sites que mostram o desenvolvimento semana a semana, a semana de data prevista do parto, a semana que talvez ele nasça, uma semana pra não ser  mais considerado prematuro... muitas semanas, pra mim, foram 37 semanas e 1 dia, segundo os exames. Semanas de muito amor, muita fome, muitos quilos a mais, muita pesquisa sobre parto, muito sobre como seria o nascimento do nosso filho, de banco preferencial. As melhores semanas da minha vida.

No dia do parto, o relógio da mãe só tem minutos. Quantos minutos de contração? Quantos minutos entre as contrações? 14? 12? 10? 6? 5? 4? Ok, vamos pra casa de parto, vai ser hoje. E foi.

Ai que amor, meu filho nasceu, quanto amor! Daí que tanta ocitocina faz a pobre mãe não ter a menor noção de nada. Tem que vir enfermeira botar ordem porque senão eu nem parava pra comer, tomar banho, ir ao banheiro... eu só queria ficar lá lambendo a cria. Coisa linda, cheirosa, miúda, nhoinhoinhoi.

Daí você vai pra casa e seu relógio funciona em horas... quantas horas ele dormiu? De quantas em quantas horas ele mama? Que horas são - as pessoas não vão embora? Enfim, logo você acostuma e seu amorzinho nhoinhoinhoi vira o monstro do choro inconsolável! (o terror do recém nascido). E a pobre mãe corre pra internet em busca da salvação e ela lê nos blogs que passa! Ah, vá, mas eu quero que passe agoraaaaaaaaaaaa, socoooorroooooooo! Ele não pára nuuuuuncaaaa. Então os dias duram uma, duas, três eternidades esperando ansiosamente o momento que o marido vai chegar em casa pra você conseguir aliviar sua bexiga e sua fome, já que seu pequeno monstro, ops, filho adorável não te deu 5 minutos de folga nem pras necessidades básicas. E assim passam 3 meses que você acha que vai morrer de camisola cheirando a leite azedo.

Ah! O quarto mês! Meu filho fica 10 minutos feliz deitadinho, sorrindo, olha pra mim, dá pra brincar de chocalhinho. O que são 10 minutos? São lindos e incríveis 10 minutos! Mudam toda a perspectiva de vida da mãe... sim, agora ela não morre mais de camisola, já dá tempo de vestir uma roupa, de beliscar uma comida!

E o tempo passa em tempos de bebê... quando ele dorme? Por quanto tempo? Quando ele está bem pra sair? Que horas é o banho? E assim seguimos, de repente, passou!

Passou? Passou! Meu monstrinho não é mais tão terrível assim.

De repente eu não me ligo mais em quanto tempo passou e os meses passam e eu nem vejo. Mas fica a ansiedade de quando ele vai engatinhar, andar, falar, comer bem, dormir bem... e é engraçado pensar nisso, porque em pouco tempo nada disso vai fazer a menor diferença! Em pouco tempo ele vai estar igual a todos da idade dele, andando, comendo, brincando, falando, cantando! E um mês, uma semana, uma hora ou um minuto não vai mais fazer parte do coração apertado da mãe de um bebê.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

16 meses



Dia 5 completamos mais um mês! Ê!

E o que aconteceu?
Aconteceu isso ó:

- Apareceram 8 dentes na boca dele, a princípio achei que eram 6, mas eram 8, ainda estão saindo, mas 4 deles já rasgaram bastante e continuam crescendo
- Ele deu de comemorar quando consegue encaixar as pecinhas dos brinquedos, ele sempre diz "Êêê!"
- Resolveu comer pouca fruta, a banana continua favorita
- Come vagem cozida como se fosse batata frita
- Aprendeu a coçar picada de inseto
- Foi pra praia pela segunda vez
- Brincou de faz de conta, ele faz de conta que come as comidas do livrinho!
- Brincou de carrinho empurrando, antes ele ficava girando as rodinhas na mão
- Bagunçou muito os horários, alguns dias fez uma soneca só
- Sofreu muito com os dentes e voltou a babar como quando tinha 6 meses, inclusive voltou a mamar muito também.
- Pegou gosto em andar calçado
- Faz mais vocalizações que um poliglota, mas falar alguma coisa que entendemos mesmo... nada.

Acho que é isso aí.

:D

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O amor pelos animais.



O Linus ama os animais, na rua ele quer ir atrás dos cachorros, sempre ri, fica eufórico, quer sempre estar perto. Coisa linda... e nós temos 2 gatas, só amor né? Hum, amor demais! Ele abraça, levanta pelo couro, arranca tufos de pêlo a qualquer hora e fica puto quando não deixamos...  e a pobre gata que o acompanha desde que nasceu, não faz absolutamente nada pra se defender, nem fugir ela não foge! A outra que veio depois já é mais esperta e sai correndo, para o próprio bem.

Com os outros bichos ele fica mais curioso, demora pra ter a intimidade, mas é só passar um tempinho junto que ele faz tudo isso também.

Eu só espero que ele não apareça qualquer dia com uma lesma na boca ou tatu bola enfiado na orelha!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Bolo de banana do Jamie Oliver, um sucesso.

Faz teeempo que eu faço essa receita de um jeito adaptado porque não tenho todos os ingredientes, mas o bolo sempre ficou bom, é o bolo de banana que eu mais gosto :)

Fiz hoje de manhã e agora ele já acabou, o Linus também gostou :D

Tinha visto primeiro na televisão, mas peguei a receita no grupo do Jamie Oliver Brasil, no orkut.

A receita:

BOLO DE BANANA

INGREDIENTES:
- 170g. de manteiga
- 170g. de açúcar mascavo
- 4 ovos 
- 6 colh.(sopa) de açúcar)
- 2 colh.(sopa) de sementes de papoula
- 2 colh.(chá) de fermento em pó
- 340g. de farinha de trigo
- 2 bananas grandes ou 3 médias (maduras)
- 6 colh.(sopa) de creme de leite azedo (usei 1 pote de iogurte natural)
- 1 colh.(sobremesa) de essência de baunilha
- 1 pitada de sal

Bater as claras em neve, juntar as 6 colh.(sopa) de açúcar, bater mais um pouco e reservar.
Na batedeira, colocar a manteiga e o açúcar mascavo e bater bem.
Enquanto bate, vá cortando a banana grosseiramente sobre a borda da vasilha da batedeira e deixar misturar bem até ficar homogêneo.
Tirar da batedeira e misturar as gemas, as sementes de papoula (eu não coloquei), creme de leite azedo (ou um copo de iogurte), pitada de sal, farinha de trigo, essência de baunilha.
Colocar um pouco dessa mistura nas claras batidas com o açúcar, misturar, para depois incorporar o restante da massa.
Assadeira com 25 cm de diâmetro untada e forrada c/papel manteiga (só no fundo). (Eu coloquei na minha forma de sempre, untada como sempre, com margarina e farinha)
Forno 180 graus por 45 minutos mais ou menos.




Ó, recomendo ;)

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Linus orbitando e querendo saber...

O Linus tem duas manias que são engraçadas e bonitinhas e ao mesmo tempo um pouco desgastante porque ele faz demais!

A primeira:

Linus orbitando:
É assim, toda vez na hora de comer, a gente dá comida pra ele e ele resolve ficar andando pela casa, na verdade, andando em volta de nós, orbitando mesmo. Daí ele olha a comida, escolhe alguma coisa, bota na boca, dá umas voltas, pára, come mais um pouco e assim vai até ele não querer mais e continua andando em volta da gente. Toda vez que come é assim.

Segunda:

Linus quer saber:
É assim, de noite quando a gente vai pro quarto pra acalmar as energias, eu sento com ele pra brincar ou ler um livrinho, e váááárias vezes ele decide que tem que apontar as coisas, até aí beleza... mas agora ele decidiu que ele tem que me pegar pelo braço, me fazer apontar pro que ele quer e dizer o que é - pelo quarto inteiro - as vezes é mais de meia hora eu e ele pra lá e pra cá apontando e falando o nome das coisas repetidas vezes  - e isso inclui cada estampa do lençol, da fronha, do edredom, cada brinquedo, cada página do livro, ventilador (mil vezes), umbigo... e por aí vai. E ele insiste, com o seu vocabulário único: "Esse? Esse? Esse?" pra cada coisinha!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Calooooor

Domingo a noite: 31 graus dentro de casa, na parte mais fresca...
Linus dormiu muito muito muito mal!

Compramos um ventilador
Ontem a noite: Linus dorme razoavelmente até a gata ficar perturbando e miando e assim ele desiste de dormir por mais de uma hora em plena madrugada, bagunçando toda a rotina! Agora, fez a soneca da manhã as 11h, sendo que costuma ser as 9h.

E os pais?
Com sono, com mal humor e com calor.

Dizem que lá fora está beirando 40 graus.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012