sexta-feira, 2 de março de 2012

Parto normal? Por quê?

Eu vivo lendo blogs de mães e faço isso desde que meu filho começou a chorar incessantemente aos 2 meses. E no meio de tantos, eu vivo lendo sobre parto, afinal, ele é um ponto importante na vida de uma mãe. Só que hoje eu fui lá visitar a minha professora de ginastica pra gestantes, e ela não estava, mas acabei conversando com uma grávida aluna do curso, ela disse que queria parto normal mas que acha que não ia suportar a dor de novo, ela que já havia parido nos esquemas protocolados de hospital, finalizando seu momento um forceps, tinha um trauma muito bem justificado mas também muito pouco apoio e informação. E isso também aconteceu com uma vizinha minha que está grávida do segundo filho e também tem pavor do parto por conta do processo todo.

Sabe o que acho disso? Um absurdo. Como os médicos negligenciam tanto assim um paciente? Sequer explicam as possibilidades com honestidade e mal do próprio sistema de saúde, que no meu caso por exemplo, meu médico e os pediatras todos que passei meu filho não sabiam sobre a casa de parto.

Mas não era isso que eu queria dizer, o que eu queria dizer é que escolher o seu parto é uma coisa muito íntima que você deve levar em consideração somente você mesma e mais ninguém. Quem quiser apoiar é sempre bem vindo e quem não quiser, que não encham o saco porque no fim das contas quem vai estar  lá lidando com tudo vai ser a mulher no seu lado mais profundo e íntimo, e é necessário estar muito certa das suas escolhas pra não ficar com um monstrinho rodeando a cabeça depois dizendo que você deveria ter feito diferente. Parto é único e influencia sua vida. Pra muita gente é o marco que te transforma em real dona da própria vida e escolhas, é o marco que te tira da vida de filha pra vida de mãe e a partir dali, quem vai ter que se impor é você diante do mundo pra defender seu filho... então, que comece pelo parto. É como muita gente diz, não nasce somente um filho, mas nasce também uma mãe... e o nascimento nunca é fácil.

Pra mim, a escolha do parto normal era certa, eu que tenho pavor de ser furada, cortada e costurada já tinha a decisão feita, deixa essa história de corte e costura pra moda que faz muito mais sentido rs. Mas não é tão simples assim, eu mesma não sabia nada de nada e achava que era só dizer que não queria uma cesariana que me deixariam parir em paz... erro meu, e por sorte, eu fui cair lá no curso gestação ativa e lá tive conversas ótimas sobre parto e sobre o sistema todo, tive também contato com o grupo barriga boa que abriu meu mundo no assunto parto e desde então comecei a ler muito sobre o assunto e descobri a casa de parto, onde tive a felicidade de parir!

Sim, o parto pode ser uma felicidade! Mas é preciso estar segura, é preciso estar de coração aberto, é preciso se livrar do medo, é preciso se deixar levar e se entregar nesse momento que é só seu e ter a certeza de que isso é perfeitamente possível e que vai dar tudo certo! É bom também ler muitos relatos de parto que deram certo pra te encorajar, ter apoio de quem vai estar com você nesse momento, ter liberdade pra andar, falar, gritar, gemer, deitar, dormir, rir, chorar, mijar, cagar e seja lá o que der vontade de fazer! É importantíssimo seguir as vontades do corpo e não as vontades da cabeça. Um parto bem sucedido é aquele que a mulher pode ser bicho como qualquer outro na natureza. Pelo menos é o que eu acredito.

E as cesarianas são necessárias pra nos preservar caso algum problema de saúde aconteça, algo real e de risco e não os mitos que dizem ser verdade só pro médico liberar sua agenda em 15 minutos. Sim, existem vários mitos, eu mesma já ouvi várias vezes que não poderia parir por ser muito pequena... e estou eu aqui feliz com um parto natural sem nenhum tipo de laceração ;)

Mas se alguém me diz que prefere a cirurgia mesmo sabendo que é possível um parto normal feliz, eu não vou dizer muita coisa, porque é decisão particular da pessoa e se ela escolheu assim, provavelmente ela sabe que não está pronta pra encarar essa luta ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário