terça-feira, 7 de agosto de 2012

Linus e a escolinha

Antes da escolinha, o Linus passava o tempo todo comigo, como o Henrique chega tarde do trabalho, ele só ficava com o Linus por 1h de manhã... e quando chegava, o menino já tinha dormido... basicamente, toda a vida social do Linus era eu, porque por mais que eu saísse com ele, não tem nenhum lugar durante a semana que tem crianças pra ele brincar,  mesmo em parques aqui perto. Parece que só são frequentados no domingo mesmo...

Daí que eu não tinha mais idéia nem saco de brincar com ele o tempo todo, tanto porque ele não estava nada colaborativo e tudo entediava ele muito rápido (acho que ele estava era entediado de mim, apesar do grude). E eu também estava em de saco cheio de não fazer mais nada o dia inteiro além de tentar distrair ele sem sucesso. E nisso decidimos que ele iria pra escolinha por meio período.

Daí que decidimos pela particular porque a pública tem fila de espera, menos flexibilidade de horário e era mais longe. E fomos visitar nossas 2 opções aqui perto e tinha que ser perto porque eu levo e busco ele a pé.

Nas duas visitas levamos o Linus pra conhecer a escolinha junto com a gente, pra ver como ele reagia dentro do ambiente. A primeira ele ficou maluco de alegria, não quis sair do parquinho, correu pra todos os lados e logo de cara já fez charminho com as tias. A segunda ele ficou impaciente e não quis sair do meu colo. E claro que escolhemos a primeira, por esse e váááários outros motivos. O Linus sabe escolher bem! rs

Na primeira semana ele ficou só 1h por lá e assim seguimos a adaptação... sempre chorando na estrada e meio emburrado na saída mas nada além do normal. Hoje em dia ele faz bico na hora de entrar mas saí sorrindo e mandando beijo pra todo mundo!

E o que mudou?
Bom, ele ficou absurdamente incomparavelmente muito mais colaborativo, espera sem chorar, se envolve nas brincadeiras, gesticula mais quando quer pedir alguma coisa, coisa que antes era uma resmungação sem fim, agora ele aponta, tenta falar ou pega por ele mesmo e traz pra gente. E engatou a falar muitas coisas, mas acho que isso já ia acontecer de qualquer jeito. Hoje eu posso estar por perto sem que ele venha se pendurar e chorar nas minhas pernas! Dá pra brincar junto e fazer a brincadeira render, ele se concentra mais em tudo e na presença de outras crianças ele brinca junto sem que eu esteja do lado colada nele... antes ele não queria nem sair do colo e chorava se chegassem perto dele! Agora ele corre junto, se joga, nem liga se esbarram nele... gosta de imitar os mais velhos! Enfim, ele destravou e nós achamos lindo!

E eu tenho tempo pra mim, pra cuidar da casa, pra pensar em trabalho e em mim mesma. E nisso, ficar com ele não é mais um tédio, muito pelo contrário... agora é muito mais amor e muito menos frustração.


5 comentários:

  1. escolinha faz um bem danado! que bom que o Linus se adaptou bem =)

    Por aqui estamos nessa, hoje foi o segundo dia da Lavinia, faz parte..mas esse choro da entrada quando eles realmente ve que não estamos mais ali, corta o coração née!

    beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos primeiros dias dava dó, nem consegui fazer nada... mas depois eu vi que ele fazia manhasinha sabe? rs
      Ele é todo dengoso rs

      Excluir
  2. Menina, eu acabei de ler este seu texto para meu marido, pois parece que eu que escrevi, do início ao fim!!
    Vc falou uma coisa que eu não tinha coragem de dizer, mas sentia MUITO: TÉDIO em ficar com meu filho o dia todo. Nunca disse isso porque me dói, me sinto mal e tals, mas vc disse tudo e eu assumo aqui que sinto tédio rsrs!
    Adorei a sua opinião no meu blog sobre creche e hoje, aqui, pude ler exatamente o porquê e fiquei muito feliz!!Ler vc me deu a paz de que estou no caminho certo =)
    Hoje foi o primeiro dia do Theo na creche e estou confiante que tudo vai melhorar e te falo mais amiga: Foi um alívio quando deixei ele lá e pude fazer uma refeição em casa sem pressa e sem choro hehe!
    Bjssss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vocÊ se identificou!
      A gente não gosta de assumir algumas coisas, mas elas acontecem e é normal, qualquer pessoa no nosso lugar, com um bebê extremamente exigente, 24h por dia 7 dias por semana, vai no mínimo se entediar dessa vida, não tem como... a gente precisa de respiros, precisa ter algum tempo que não seja focado na cria... mãe saudável cria filhos saudáveis.
      No começo o Theo vai chorar muito, mas depois você vai perceber que depois é mais choro de manha que de raiva igual do começo.... porque sim, ele vai ficar muito muito puto e indignado que vc vai largar ele com pessoas que ele não conhece. Depois ele vai fazer amizade com as tias e os outros bebês e ele vai começar a voltar pra casa feliz :D

      Excluir
    2. Pois é menina, como está sendo tranquilo ter 4hs de respiro rs!
      Coloquei lá no blog como estão sendo os dias de adaptação e vou te falar que está sendo melhor que pensei,dos dos lados =)
      Bjooo!

      Excluir