segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mudando de fase.

Linus está mudando, de bebezão pra criancinha!
Ele já fala bastante, muitas vezes faz frases que a gente entende muito bem e coisas que ele diz espontaneamente... coisa que não fazia antes, que era só repeteco tipo papagaio mesmo! Claro que ainda é bastante, mas ele já tem bastante autonomia, que é bem engraçada alias! Outro dia ele soltou "papai tem pinto", em resposta ao "Vovô não tem juízo" que a avó dele dizia no meio do almoço na casa dela, foi bem engraçado rs.

Agora ele corre muito mais, quer montar coisas mais complexas, inventa brincadeiras, trenzinhos, carros, comidinhas... pula, sobe e desce em coisas de todo tipo... já fala o que quer e o que não quer, o que gosta e não gosta. Já faz um choro chateado muito forçado, daqueles que não sai uma lágrima!

Mas também tem um lado bem nenezão, quer colo porque não quer andar, chora porque cansou, porque quer mamar, porque assustou, porque caiu, porque as coisas não estão acontecendo exatamente no momento que ele quer. Chora pra tomar banho, chora pra sair dele, chora pra ir pra escola, me enrola na hora de ir embora, faz que não quer ir pra casa. Gosta que eu de comida pra ele, exije minha companhia na hora de dormir... tudo é com a mamãe...mamãe mãe mããããe!!!! Sempre!

 Linus é impaciente e indignado... e inconsolável as vezes. Já entende sentimentos, não quer ver ninguém triste e sente medo de muitas coisas, tanto que usa a palavra "medo" muito mais do que pede comida por exemplo. Mas tem aprendido a escutar e parece entender bem quando explicamos as coisas pra ele.

O paladar mudou, não quer saber de várias comidas... tem nojo de comidas moles, com molho, molegas.... ama arroz, linguiça e uva. E bebe muuuita água!  Adora quando tem pizza, coisa que tinha nojo antes... assim espero que mude todo o resto também. Come banana pelas bordas, que nem milho, mas milho mesmo ele não gosta... vai entender.

É carinhoso, abraça, dá beijinhos, não morde e briga com a gente quando queremos morde-lo.... faz carinho rapidinho, se joga em cima, rola por cima... dá beijinho de esquimó. <3

Lembra o nome das pessoas, associa falas, gestos e coisas dessas pessoas.

Precisa da nossa presença, minha ou do Henrique o tempo todo pra se sentir seguro. Não fica sozinho com outras pessoas sem saber onde estamos. Nunca ficou um dia inteiro longe da gente. Mas já se solta muito mais pra brincar com outras crianças e em parquinhos, ou mesmo pra brincar sozinho.

Gosta de ver televisão, mas tem seus favoritos que variam de época em época:
- Ponyo, uma amizade que veio do mar
- Meu vizinho Totoro
- Panda e seus amigos
- Dora aventureira
- Mecanimais
- Carros
- Como treinar seu dragão
- Wallace e Gromit
- A fuga das galinhas
- Piratas pirados

E já sabe pegar a caixa de dvd, abrir, pegar a midia... depois ligar e abrir a parte de colocar o dvd no aparelho, colocar certinho e fechar... só não aprendeu a escolher certinho o menu.

Tem mudado tudo muito rápido, tanto que nos surpreende todos os dias :D

2 comentários:

  1. Eles mudam tanto né!
    Todo momento tem novas conquistas e descobertas =)

    Lavinia tbm adora arroz, linguiça e uva... e odeia comida melecada hahahaha

    beijo beijo

    ResponderExcluir
  2. Pela lista de DVDs que vc colocou como os preferidos do Linus, o que achei interessante é que ele já está preparado para uma sessão de cinema, o meu sonho de consumo com a minha filha aqui em casa, que ainda não consegue acompanhar histórias mais longas...

    ResponderExcluir