quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sobre a mulher que surgiu em mim....

...depois que tive o Linus, ou melhor, depois que voltei a menstruar!

Primeiro que vivenciei uma gravidez muito tranquila, cheia de carinho e amor exalando pelos meus poros... eu conseguia gostar até de quem sempre me irritava, de verdade, eu era só amor.

Daí o Linus nasceu e eu continuei me mantendo num geral, muito amorosa só que muito cansada, absurdamente cansada e solitária... porque diferente de uma boa parcela das recém mães, eu escolhi  (nem sei se tinha escolha na real) encarar tudo sozinha e o Henrique passava 12h do dia fora de casa, trabalhando.

E foi bem um ano e dez meses meio que nesse clima... pra mim era isso, daqui pra frente era isso.

Daí eu menstruei!

Gente, que isso?!
Ninguém me falou que isso ia mudar tudo!

Assim, antes da gravidez eu meio que me gabava por não ter tpm, cólicas, nem nada daquilo que todas reclamam da menstruação (tá aí, até nisso cuspi pra cima... e caiu bem no meio da minha cara). Eu nunca entendia aquilo, respeitava, nunca falava nada... mas nunca compreendi de fato.

Daí que agora eu tenho tudo isso! Eu tenho mais oscilações de humor do que tive na minha vida inteira e por metade do mês! E inclui nisso um desconforto físico durante a menstruação e dores estranhas que não são exatamente cólica, é uma dor de pele, como se tivessem me socado a vulva e eu estivesse me recuperando de um grande hematoma! (é só comigo?!)

Não sei se cheguei no nível que vi de algumas mulheres de falar que não podem fazer alguma coisa por conta da menstruação ou por agredir gratuitamente as pessoas, mas meo deos...  tem dias que é foda, vou da angústia pra vontade de chorar de alegria em segundos!

Minha impressão é que eu não vou me adaptar nunca! É muito caos pra mim...

E vocês, mães leitoras... como a maternidade mexeu com o humor de vocês?


6 comentários:

  1. Sabe que eu nunca parei pra pensar se depois que minha mestruação (que tbm demorou quase 2 anos) veiu, se as coisas mudaram!

    Mas pensando no geral a maternidade mexe diáriamente com meu humor, é como uma montanha russa mesmo...não sei mais acho que leva muito em conta a fase da criança, o humor da criança..a familia, as coisas no trabalho e dentro de casa.

    Mas não se sinta mal...isso tudo faz parte =D
    Um beijo e um abraço de quem te intende bem haha..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, mas minhas oscilações não tem a ver com o humor dos outros não! Tanto que quando estou nesse momento, acontece de estar vivenciando birras e discussão da relação e isso não me afetar em nada nada! De eu não estar nem aí mesmo... e do nada quando tá tudo bem eu ficar irritada querendo todo mundo longe! Não faz sentido! hahaha

      No estado normal, o humor varia com o humor ao redor, normal! rs

      Mulher sofre! Será que homens também tem isso?rs

      Excluir
  2. Eu não tenho filhos, mas sim, sempre tive muitos efeitos colaterais por causa da menstruação. Dor nas pernas, essa estranha na pele da vulva que você citou (até os ossos parecia, as vezes), dor de cabeça, intestino descontrolado.As coisas só melhoraram um pouco depois que eu passei a tomar pílula. Mas a tpm nem de longe melhorou. Acho que eu não chego a ter vontade de matar alguém, mas eu geralmente percebo que estou na tpm quando eu começo a chorar porque sei lá, minha mãe reclamou que eu não lavei a louça, ou porque eu não encontro uma roupa pra sair (??). O humor oscila absurdamente mesmo, e eu já parei muitas vezes pra pensar se isso tudo, a tpm não era uma coisa psicológica. Só cheguei a conclusão de que não era porque as oscilações de humor chegam sem eu ao menos ter em mente que estava para menstruar.

    É uma merda as vezes...mas acho que ajuda (pelo menos pra mim) vc ter plena consciencia da sua tpm e sempre quando vier aquela vontade louca de falar alguma besteira ou socar alguém, parar e pensar: "calma, são só os seus hormônios" Acho que esses 10 segundos de tentativa de voltar a razão já evitam alguns pequenos estragos...heueheueh
    Mas não se preocupe, não é só com você, e com o tempo as coisas melhoram...

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado! Meu intestino fica meio bizarro também! rs

      Tomara que quando vc tiver filhos, seja o caminho oposto! Já pensou?! Ia ser maravilha!

      Só sei que não sei lidar com isso não!
      Já fiquei filosofando sobre a TPM ser um florescer da nossa sombra e é uma abertura pra entender nossos problemas profundos, momento de aproveitar pra se abrir na terapia! rs

      Excluir
  3. Tive a minha primeira menstruação aos 10 anos e muita, muita cólica até o "restante" da vida, então resolvi ir ao médico e "cancelar" defintivamente a minha menstruação- voltei apenas quando quis engravidar, e como sempre, foram as cólicas de sempre!
    Agora ainda tomo remédio para não menstruar, mas de vez me pego pensando se a TPM é uma lenda ou não, pois quando ainda vai "escapar" a menstruação, sempre me pego comendo como um elefante. Literalmente. E sendo mãe, parece que o mau humor se multiplicou...
    Mistério!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente faz isso né? Lembro que minha tia tomava umas injeções...
      Eu mesma não faria... mesmo com todos as dificuldades, mas é que eu não gosto de remédios e outras interferências... ando num caminho dos mais naturebas (pelo menos com a saúde)
      Mas imagino que deva ser terrível conviver com dores muito fortes todo mês mesmo... pelo menos as cólicas mesmo eu não tenho! Só cólicas intestinais mesmo, que acontecem junto com a menstruação inclusive, mas dá pra levar.

      Mas tudo é mesmo misterioso... pra mim é um mistério eu ter mudado tanto!

      Excluir