segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Coletor menstrual

Passei 2 anos e meio sem menstruar e quando voltei a usar os absorventes tradicionais e mesmo o ob, me senti completamente desconfortável e com nojo de sentar e sentir o molhadinho, de andar e sentir o sangue seco nas bordas... e mesmo o ob, que vaza e fica com o cordãozinho molhado! Quem é mulher, sabe como é... enfim, é desagradável...

Daí que no meio desse tempo todo sem absorventes na minha vida eu tinha ouvido falar no tal do coletor menstrual e achei nojenta a idéia de puxar um copinho cheio de sangue! Achei que seria uma grande lambuzeira, que ia voar sangue pra todo lado... passei um bom tempo pensando o quanto essa idéia era um lixo nojento. E esqueci. Até que menstruei e convivi com os absorventes de novo.... e reconsiderei o coletor menstrual. Afinal, comentam por aí que os absorventes comuns possuem alguma química que faz o fluxo der mais forte do que ele realmente é, assim como aumentam o odor e o coletor, por ser de silicone, é simplesmente um copinho que não influencia em nada. Daí eu investi, é meio caro a princípio, mas se bem cuidado, dura 15 anos e eu comprei botando fé que ia ser legal, apesar do estranhamento.

E foi assim, no começo eu estranhei muito colocar  e tirar, tive que cortar um pedaço da haste que fica embaixo pra ajustar melhor, experimentei posições diferentes pra colocar e tirar.... coloquei e tirei várias vezes até pegar o jeito, mas no terceiro dia eu já estava especialista no negócio! É preciso estar a vontade, relaxada e claro, não ter nenhum pudor de ficar enfiando o dedo na vagina. Aliás, falando disso com outras mulheres, acho que elas realmente tem pudores com a própria vagina. É preciso perceber como ela é, como se contrai e relaxa, e sim, precisa colocar o dedo um pouco lá dentro. Como eu fico em casa, é mais fácil, eu tenho a pia logo do lado da privada e já lavo na mesma hora, pra quem passa o dia fora, é possível descartar o sangue na privada e secar o excesso com papel mesmo.

Agora sobre o fluxo... há quem pense que aquilo vai vazar muito rápido, eu mesma pensava. Afinal um ob vazava comigo em 4 horas. Mas quando eu tirava o coletor em 4 horas, via que não tinha enchido nem metade do copinho! Isso no dia de maior fluxo! E eu fiquei muito surpresa com isso... a noite coloquei e só tirei no outro dia, 12hs depois e de novo, nem metade do copinho! Vi que eu poderia passar 12h sossegadamente sem preocupações, o sangue não é metade do que parece ser... e sem cheiro! Sem vazamentos, sem desconfortos. Se bem colocado, não se sente nada. muitas vezes eu esquecia que estava menstruando. Achei ótimo. Recomendo! É limpo apesar de não parecer, com ele fabricamos menos lixo, aprendemos sobre nossos ciclos, cheiros e cores, sobre nosso corpo. E sem o desconforto constante dos absorventes comuns. E podemos espirrar menstruadas sem sustos! rs

10 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar sobre o coletor, mas não com tantos detalhes como vocês passou agora e relamente parece uma boa opção. Ah, mas sem querer ser indiscreta, custa por volta de quanto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem várias marcas, a que eu comprei do da LadyCup e foi em torno de 90 reais, alguns são 100 ou um pouco mais... mas dura muito, pelo menos 8 anos. As marcas que eu vi são a Ladycup, o Mooncup e o Misscup, mas pesquisando no google acho que você consegue achar outras até. Tem até vídeo no youtube sobre como usar.

      Excluir
  2. Nossa q diferente. Vou te contar, tb fikei 2 anos e meio sem menstruar e semana passada começou tudo de novo: colicas, sangue pra todo lado e mto desconforto e nojo rsrs. Veio um fluxo doido q eu nunca tive, te juro q quase fui no medico pq achei q estava com hemorragia interna kk. Estava usando o.b e absorvente noturno ao mesmo tempo e ainda assim tinha q trocar o o.b a cada 2 horas pq vazava (por isso usava o noturno tb, senão....) e eo noturno a cada 4 horas eu tb tinha q trocar. Me interessei bastante sobre esse coletor e nunca tinha ouvido falar nao. Vou pesquisar mais sobre ele e quem sabe ate comprar tb. Valeu pela dica, e na hora certa kk.
    PS.: desculpa pelo comentario gigante rsrs. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, eu gosto quando comentam! Quase nunca comentam! rs
      Se vc comprar, você pode ir usando o coletor e um absorvente externo na primeira menstruação só pra saber como é o seu fluxo, no coletor tem alguns furinhos de respiro perto da borda, imagino que se encher até a boca ele vaze. Comigo não vazou, mas saiu uma sujeirinha de sangue que já ficava mais na saída da vagina, onde o coletor não cobre, mas isso só nos dias de maior fluxo, nada que um absorvente diário não resolva, uma sujeirinha de nada mesmo.
      Beijo!

      Excluir
  3. Eu também sou fã absoluta do Miss Cup!! Uma paz na vida de uma mulher! Quando eu podia, emendava as cartelas de pílula para não menstruar. Quando precisei parar com as pílulas, odiava os absorventes comum. Depois que comecei a usar o coletor, nunca mais odiei menstruar. :D

    ResponderExcluir
  4. oi carol!
    Sabe q nunca usei nem OB?
    achoq vou experimentar esse copinho,
    se bem q quando o periodo chega, nao e mto,
    so no primeiro dia mam q è uma nojera, rs.
    taì, vou tentar.
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, e quanto aos movimentos e aquelas posições meio proibidas quando se está menstruada? (comigo sempre vaza quando fico deitada com as pernas pra cima, ou mesmo para dormir as vezes vaza um pouco, posso dar umas piruetas por ai, ou tenho q ter o mesmo cuidado de um absorvente comum?

    Beijos pra vc, pro pai e pro menino...=*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele se adapta ao formato da vagina lá dentro, fica bem encaixado mesmo. Comigo não vazou em nenhuma posição, só aquilo que comentei numa resposta aí em cima, da sujeirinha que saí do sangue que fica bem na entrada da vagina, onde o copinho não pega... mas são resquícios

      Excluir
  6. no comecinho de 2009 eu aderi aos absorventes laváveis. era muito menos incômodo que os descartáveis. dava um trabalhinho pra lavar, mas ok. não comprei o coletor porque na época ainda não tinha chegado ao brasil. então, pra mandar trazer sairia muito caro e desencanei, já que planejava engravidar em breve.
    aí engravidei no fim de 2009 e fui menstruar novamente no fim de 2011. e nunca comprei o coletor porque pretendo engravidar novamente em breve. só que nessa já se vai quase 1 ano que eu poderia ter comprado meu coletor. usei os laváveis algumas vezes, mas logo desisti: é menino pra cuidar, roupa e fralda de pano pra lavar. eu que não quero lavar minhas próprias fraldas. ahahahha (besteira, pq dá pouco trabalho, mas eu fiquei com preguiça mesmo).

    todo mundo que usa coletor diz que é ótimo. eu só vou saber mesmo, quando tomar coragem e comprar o meu ;)

    obrigada pelo relato. muito útil.
    e eu acho graça de gente que tem problema com a própria vagina. sério. era pra ser uma coisa normal, né?

    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tbm acho que era pra ser normal.... cada um cada um né... mas que estão perdendo a facilidade de um coletor menstrual por conta de um dedinho lá dentro, isso estão rs.

      Excluir