quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sobre respeito, valor e individualidade.

Hoje eu li esse artigo na internet vi que muita gente comentou e tal, de muitas maneiras e me deu vontade de escrever no que isso me fez pensar.

Daí que eu acho essa atitude do pai uma coisa legal, assim como um pai também não usar saias também pode ser legal... a questão não é uma pessoa do gênero masculino estar usando uma roupa tradicionalmente do gênero feminino. Pra mim, vai muito além disso, porque afinal de contas, é tudo pano.

É a sensibilidade de não criar um monstro em cima de uma brincadeira, de uma curiosidade que o menino teve, foi lutar contra todo o preconceito que surgiu em volta de um vestido, afinal, é só um vestido, como disse antes, é uma roupa e pode ser usada de várias maneiras, qual o problema nisso? Não podar esse querer infantil é importante pra criança se permitir explorar e se conhecer, isso pra tudo, se a criança quer comer com as mãos, por que não? Se ela quer usar a colher pra cavucar a terra do jardim, por que não? Se a criança quer escolher a roupa dela, por que não? Dá pra entender? Essas atitudes não desrespeitam ninguém, não vão atrapalhar o próximo nem vai colocar em risco a saúde de ninguém.

Mas é claro que não é só isso e pronto, a sociedade não funciona assim, você ser assim é ir contra a regra da maioria... e nisso, mesmo sendo a favor das escolhas do filho, é importante explicar sobre a cultura de onde vivemos,  sobre os estranhamentos que acontecem, sobre outras culturas que fazem diferente e como as pessoas convivem com as diferenças. E sim, é tudo um ponto de vista, o "normal" é só um ponto de vista... normal pra mim é não me depilar, normal pro meu marido é usar colares e pulseiras. Pra muitos outros o normal é oposto, e tudo bem, cada um tem uma individualidade e é importante cultivar e respeitar cada peculiaridade que carregamos porque é isso que nos faz felizes, é sendo genuínos que abrimos caminhos para nos encontrarmos com pessoas com quem temos afinidades, com quem faremos futuros projetos, com quem vamos nos divertir, compartilhar histórias e quem sabe, fazer diferença no mundo. Não há nada que caminhe bem entre pessoas que não se gostam... eu penso assim.

E essa coisa de pessoas que não se gostam, também é parte da vida que isso aconteça né? Mas é importante que as pessoas, apesar das diferenças, se relacionem com respeito. Porque nunca sabemos os valores das pessoas sem que a conheçamos a fundo e isso nós só fazemos com poucos, com a grande maioria, ficamos no superficial, por milhares de motivos, e nisso acho importante sempre fazer o exercício de lembrar que tudo nessa vida, que não prejudique ninguém, é válido, é verdadeiro... pode não ser a nossa maneira de lidar,  mas é a do outro, e é valida, é verdadeira e não está fazendo mal a ninguém.

Aqui em casa somos uma minoria, e sabemos muito bem o que é ser alvo de uma sociedade que só considera certo uma única maneira de ver e viver a vida, então pra nós, essa questão é seríssima. Com certeza fazemos questão de ensinar o Linus o valor de respeitar a individualidade das pessoas.

2 comentários: